top of page

Vive numa organização Vitamina ou Toxina?

Atualizado: 5 de jul. de 2020


Blog_Clima_Organizacional
Blog_Clima_Organizacional

Pense na seguinte analogia.

O que é um ser humano saudável?

Um ser humano é composto por milhões de células. Órgãos como o coração, os pulmões, estômago, entre tantos outros. Todos eles têm funções especificas e todos eles necessitam estar saudáveis para que os outros também funcionem corretamente. Existem cadeias de órgãos com propósitos específicos, como o aparelho digestivo, que nos ajuda a nutrir o corpo dos nutrientes que necessitamos e a eliminar os que não nos fazem falta. Temos um cérebro que comanda os nossos comportamentos e pensamentos. Um sistema nervoso que calibra a energia e é o responsável pelos nossos movimentos. A circulação sanguínea é a responsável por levar, e alimentar, todo o nosso corpo de nutrientes para que todos os nossos órgãos funcionem na perfeição, para que os sistemas não entrem em falência. Para isso acontecer é fundamental que o sangue transporte nutrientes saudáveis.

Todos sabemos que no sangue estão presentes quase todos os indicadores que podemos medir para percebermos como está o estado do nosso corpo. Ao fazer uma análise ficamos a saber onde podem estar os nossos problemas de saúde.

Também é no sangue que, entre outros, estão presentes as Vitaminas que nos ajudam a potenciar a nossa saúde e as Toxinas, que podem ser as responsáveis por desequilibrar a o nosso estado de saúde e iniciar processos, por exemplo, de infecção.

Felizmente também temos um sistema de defesa que, ao perceber que existem ameaças ao normal funcionamento do nosso corpo, entra em ação e começa uma batalha para eliminar tudo o que seja tóxico para o nosso corpo e garantir assim que temos mais Vitaminas do que toxinas, para recuperarmos rapidamente.

Também é verdade que são as toxinas que nos fazem ficar mais fortes, pois após essas grandes batalhas, que muitas vezes não sentimos ou nem nos apercebemos, constroem um sistema imunitário que nos defende de outros “ataques” semelhantes, ajudando o corpo a estar mais bem preparado para outra batalha semelhante.

Só temos problemas sérios quando os níveis de toxicidade são maiores que as vitaminas que circulam no nosso sangue. Se isso acontece é possível que algum dos nossos órgãos deixe de funcionar corretamente. Como sabemos, quando isso acontece, é sinal que estamos a ficar com um problema de saúde. Outros órgãos podem também ser afectados e até cadeias completas, o que faz com que tenhamos que parar tudo e pedir a um médico especialista para tratar de nós porque o nosso corpo já não consegue, sozinho, resolver aquele problema. Se tivermos a sorte de encontrar um bom profissional e estivermos atentos aos pequenos sintomas que começamos a ter, tudo se resolve. O maior problema é quando temos sintomas durante muito tempo e não resolvemos parar antes que seja tarde demais.

Será que isto se passa apenas no corpo de um ser humano, ou também é exatamente isto que acontece, da mesma forma, nos climas das nossas organizações?

Na minha opinião o clima nas organizações funciona exatamente como o corpo do ser humano.

Os nossos órgãos são os nossos departamentos. As cadeias são os nossos processos e sistemas. O nosso cérebro são os nossos CEO’s e líderes. O nosso sistema nervoso são a forma que atuamos com os nossos colegas e com os nossos clientes, são os nossos comportamentos. A corrente sanguínea é a forma como nos empenhamos e nos entregamos às nossas funções. É o reflexo das nossas crenças, pensamentos, estados emocionais, auto confiança, propósitos, visões e motivações.

Somos Vitaminas, que ajudam a manter o ambiente saudável ou somos Toxinas que têm como objetivo tentar destruir o sistema?

É impossível viver num ambiente apenas com vitaminas. É importante ter toxinas que nos ajudem a aprender a construir sistemas de defesa para ficarmos cada vez mais fortes, pois, se não existissem, estaríamos vulneráveis a ameaças que poderiam destruir-nos num curto espaço de tempo. Por outro lado é fundamental ter um “cérebro” preparado para Sentir. Um líder sensível e atento. É fundamental sentir os sinais que vamos tendo e atuar de forma inteligente para que as toxinas não ocupem os lugares onde devem estar vitaminas. As toxinas têm normalmente um poder de influência surpreendente na conversão de Vitaminas para Toxinas. Muitas vezes querem parecer o que não são, para que o “cérebro” não perceba as suas intensões e não as elimine do sistema. Por vezes também são toxinas sem saberem que o são, apenas porque foram influenciadas externamente e aprenderam a ser daquela forma, porque foram criadas em ambientes tóxicos e só sabem ser e atuar daquela forma.

Também é verdade que uma dor de cabeça é apenas um sintoma que nos pode alertar para algo que pode não estar bem. Por vezes, tomar apenas um “paracetamol”, ajuda a parar a dor mas não elimina o problema. Ter um especialista que nos pode ajudar a fazer um diagnóstico profundo ao nosso clima organizacional, para identificar as causas ou áreas de atuação para proteger e nutrir a nossa corrente sanguínea para que as Vitaminas potenciem o transporte e influência saudável de toda a organização, pode fazer toda a diferença nas organizações que querem estar preparadas para as ameaças que aprecem, sem estarmos à espera, sejam elas exteriores ou mesmo interiores, com um bom sistema imunitário.

O pilar de uma empresa, não são os clientes, nem os recursos, nem produtos, nem as pessoas, mas sim o ambiente que estas têm a capacidade de construir e consolidar, fomentando a inspiração e o desenvolvimento consciente, de forma consistente.


Melhore a cultura organizacional na sua empresa e beneficie de colaboradores felizes, motivados e empenhados. Pergunte-nos como, aqui:

https://www.pedromalaca.com/consultoria-cultura-organizacional


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page