Sonhar Acordado!


homem a realizar esporte aquático wake boarding à luz do sol a se pôr

Já ouviu alguém dizer que o sonho comanda a vida? È verdade que António Gedeão nos deixou esta frase inspiradora que tanto e a tantos inspira.


Se é verdade que os nossos sonhos são responsáveis pelas nossas manhãs mais animadas, ao recordarmos alguns filmes criados na nossa mente durante uma profunda e inspirada noite de sono, também é verdade que muitas vezes, mesmo depois de acordar, continuamos a viver e a criar durante algumas horas, dias, semanas, meses ou mesmo anos, os sonhos ou desejos que nos fazem bem e nos motivam.


Todos temos a capacidade de criar e desenvolver filmes na nossa mente. Uns realizam longas-metragens, enquanto que outros realizam curtas-metragens.


Atenção que nenhum dos anteriores modelos depende do orçamento de estado, pois estes sonhos que tanto nos motivam e nos fazem parar, reflectir para aprimorar e esculpir aquilo que para nós será o sonho perfeito, tem a particularidade de não ter custos absolutamente nenhuns.


Já tinha pensado nisso?

Sonhar faz bem ao seu estado de espírito e nunca ao seu bolso. Portanto mesmo que a crise esteja em todo o lado, podemos sempre sonhar e sentirmo-nos bem com as nossas criações e desejos. Não necessitamos de ninguém para o fazer, dependendo única e exclusivamente de nós próprios, sonhamos as vezes que nos apetecer, quando nos der vontade o tempo que quisermos e ninguém tem nada a ver com isso. Sabem apenas que estamos a ter um enorme prazer com isso, dependendo do tipo de sonho e da nossa linguagem não verbal.


Sonhe, inspire-se e viva cada criação sua. Afinal de contas, nós sentimo-nos melhor a pensar nos nossos sonhos do que nos outros que não são nossos.


Quanto tempo passa a pensar nos seus sonhos?

Quanto tempo passa a pensar nos sonhos de outros?


Em qual das questões anteriores acredita que será mais feliz e sentir-se-á mais realizado?

Em qual delas investe mais tempo durante o seu dia?


Não estou com isto a dizer que não ajude os outros a realizar os sonhos deles, pelo contrário, pois acredito que se ajudarmos os outros a alcançar os seus sonhos eles também se vão sentir com vontade de nos ajudar a nós a alcançar os nossos. Por outro lado se está a ajudar alguém a alcançar um sonho é porque esse alguém decidiu tornar esse sonho realidade. De tal forma que você já está a ajudar essa pessoa no seu caminho, sem se dar conta, por vezes.


Quando vai tornar os seus sonhos em realidade?


Para muitos, a única diferença entre sonhar e tornar realidade um sonho é apenas a decisão! Sabia que existem processos que ajudam as pessoas a tornar um sonho em realidade? Vou-lhe deixar algumas dicas de como algumas pessoas transformaram sonhos em realidade.


Passo nº 0 - Decida alcançar um Sonho.

1º - Escreva e registe aquilo que quer alcançar.

2º - Partilhe com as pessoas que mais admira e respeita.

3º - Escreva o que tinha que acontecer para que esse sonho se torne uma realidade (mesmo que ache que é inalcançável).

4º - Monte um plano que inclua os pontos anteriores. O que devia acontecer desde o 1ºpasso ao último passo.

5º - Identifique quais os pontos mais importantes, nesse plano, que são críticos e dê-lhes maior importância.

6º - Defina a data que seria para si desejável e aceitável ter esse processo concluído

7º - Defina a data que vai começar a pôr o plano em prática

8º - Identifique quem o pode ajudar nesse caminho

9º - Faça uma lista das ferramentas que vai necessitar

10º - Faça um orçamento financeiro

11º - Se não tem, arranje um financiamento

12º - Quem pode sofrer com isso e o que vai fazer para minimizar esses impactos

13º - Ponha o plano em Acção – se não fizer nada, nada vai acontecer

14º - Persistência – Nunca desista daquilo que é importante para si

15º - Determinação – É possível que muitos não sonhadores achem que está louco porque não vivem esse sonho nem acreditam tanto nele

16º - Disciplina – Realizar sonhos dá trabalho mas depois sabe bem. Tem que fazer coisas que muitas vezes pode não gostar tanto ou está cansado, mas tudo na vida tem um custo.

16,5 - Depois de aplicar estes passos diga-me se foi tão difícil como pensava inicialmente.


Mesmo que não decida alcançar os seus sonhos, não desista nunca de os viver intensamente no seu mundo. Não o faça por ninguém, faça-o apenas por si!

2 visualizações0 comentário