top of page

Os 3 Níveis de Consciência do Sucesso


a imagem mostra um homem a nadar numa piscina, como em uma competição, e traz a seguinte frase: ninguém alcança um grande êxito sem estar disposto a fazer sacrifícios pessoais - de Napoleon Hill.


1º- Tentativas

2º- Erros

3º- Aprendizagens



1º Tentativas:


 Este é sempre o primeiro passo para ter alguma coisa. Só depois de tentar algo é que conseguimos algo. Obviamente que falo de algo como um facto novo, pois parto do princípio que se queremos alcançar o sucesso é porque ainda não fomos bem sucedidos, ou seja, procuramos uma nova conquista para alguma coisa. Essa “coisa” pode ser conquistar um novo cliente, um novo contrato com o mesmo cliente, um novo emprego, uma nova forma de agir ou outra qualquer meta que nos propomos conseguir. Não basta querer ter, tem que se tentar ter. Conheço muitas pessoas que querem muitas “coisas” e que falam disso a toda a hora, o maior problema coloca-se quando as questiono…

“O que já fizeste para o alcançar?”

“Quantas vezes tentaste?”

“O que acreditas que devias fazer, que ainda não fizeste?”


Como alguém me disse um dia “A maior prova de insanidade mental é querer uma coisa diferente, Fazendo e Sendo o mesmo que sempre fomos e esperarmos resultados diferentes”


2º Erros:


O erro é a melhor forma de conseguir perceber que assim não se faz. Não quer dizer que o caminho terminou, apenas quer dizer que naquele contexto, com aquela estratégia não resulta. Também não quer dizer que não vá resultar em outra situação com um contexto diferente, embora a probabilidade seja mais reduzida, por motivos óbvios. Costumo dizer que errar é das melhores coisas que podem acontecer a um ser, desde que seja com uma condição, temos que ter a consciência que errámos, pois de outra forma vamos continuar a errar inconscientemente. Só errando podemos querer tentar fazer de outra forma para conseguirmos ser bem sucedidos.


Se já tentou muitas vezes e errou muitas vezes, pode sentir-se naturalmente frustrado e até com a sensação de que não vale a pena tentar mais, lembre-se sempre que existe uma estratégia que o vai levar sempre ao seu objectivo. Essa estratégia chama-se: “tente mais uma vez!”


3º Aprendizagens:


Este é o nível de consciência mais importante e onde todos temos que nos focar.

Conheço muitas pessoas que se focam apenas no 2º (erros), encontrando inúmeras desculpas para não terem a consciência que o 1º (tentativas) deve acontecer e esquecem-se que o 3º (aprendizagens), que é o mais poderoso e motivador, nunca pode acontecer sem os outros e apenas por isso não acontece o sucesso.

São as aprendizagens que nos permitem sentirmo-nos mais confiantes para ultrapassar as sensações de frustração naturais de quem comete um erro. São as aprendizagens que nos dão força para tentar mais uma vez.


São estes níveis de consciência, juntamente com outro factor fundamental que é a vontade de ter sucesso, que nos permitem alcançar qualquer desafio.



Recordando uma citação que o meu amigo Luis Catela uma vez me disse: “Só existe uma realidade onde o Sucesso vem antes do Trabalho. Essa realidade só existe no dicionário.”



Sejam felizes, se faz favor ☺


Forte abraço


Pedro Malaca

6 visualizações0 comentário
bottom of page