FAQ

Esclareça as suas dúvidas sobre o processo de Coaching e saiba como o podemos ajudar!

O que é Coaching ?

O coaching é uma parceria com o cliente, através de um processo estimulante e criativo que o inspira de modo a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. É uma metodologia que se baseia em várias ciências do conhecimento humano para proporcionar aumento de performance e produtividade pessoal num curto espaço de tempo. Coaching é o caminho que uma pessoa percorre quando parte do “Ponto A” (estado atual), rumo a um “Ponto B”(estado desejado). Coaching é FOCO e AÇÃO.

Podemos fazer um paralelismo com um atleta olímpico em que o coach pode ser comparado ao treinador: é o atleta que tem o potencial, a capacidade física, musculatura e o treinador, no fundo, suporta-o e apoia-o para que ele encontre as melhores condições para mostrar aquilo de que é capaz.

 

Qual é o significado das palavras Coaching, Coach e Coachee?

  • Coaching = processo de desenvolvimento que o coach conduz

  • Coach(es) = é o profissional que exerce a profissão no processo de coaching

  • Coachee(s) = é o cliente, quem passa pelo processo de coaching

 

Quanto tempo dura um processo de Coaching?

O processo de coaching dura em média 12 encontros (sessões) ou 3 meses. Entretanto, dependendo do objetivo do coachee ou do projeto (no caso de empresas), pode durar 6 meses ou até mais de um ano.  

 

Quanto tempo dura uma sessão de Coaching?

A sessão de Coaching, geralmente, tem a duração de 1 hora e 30 minutos. Mas, existem coaches que praticam tempos diferentes nas suas sessões, podendo variar bastante conforme o caso. O mais importante é que o coachee não saia da sessão com questões abertas, sem respostas para suas dúvidas ou abalado emocional.  

 

Como funciona uma sessão de Coaching? O que acontece durante a sessão?

A sessão de Coaching funciona como uma conversa entre o coach e o coachee. Durante essa conversa serão abordados assuntos que farão o coachee mover-se rumo ao alcance de seu objetivo (FOCO). Serão realizados exercícios aplicados às necessidades de desenvolvimento (AÇÃO) do coachee. Haverá feedback e conclusões dos assuntos abordados na sessão, bem como definição de tarefas para serem realizadas até à próxima sessão.  

O que é que o coach faz?

O coach usa competências de coaching para que o cliente consiga articular, perceber, aquilo que ele quer alcançar. É transformador, no sentido em que muitas vezes a primeira verbalizarão do objetivo não corresponde ao que a pessoa quer, de facto, chegar. O coach faz perguntas, desafia-o no sentido de o clarificar, de tal maneira que o cliente faz um exercício de reflexão que o leva, entre outras coisas, a testar a energia e a vontade que tem de alcançar aquilo em que pensou.

A partir dai começa um processo de descoberta do 'como'. O cliente indica 'o quê' e depois trabalha-se o 'como'. O coach não diz como é que o cliente vai alcançar determinado objetivo. É o cliente que é desafiado, através de perguntas e de outras técnicas, a formular opções, a medir prós e contras, a não se limitar no número de opções que coloca, a refletir sobre impactos para si e para todo o sistema em que se insere. O coach ajuda a criar novas condições, no sentido em que as pessoas olham só numa direção. O coaching vai desafiar o cliente a tornar a visão periférica e global mais ampla, o que permite considerar possibilidades que antes não se consideravam e que não se conseguiam ver. A pessoa vai ganhando lucidez à medida que o processo avança. Outra coisa que contribui imenso para esta clareza é o facto de o cliente ir logo experimentando, testando.

 

 

Coaching é como terapia ou aconselhamento, ou seja,  o coach vai me dizer o que eu tenho que fazer para alcançar meus objetivos?

Não se deve confundir terapia ou aconselhamento com coaching. A terapia, por exemplo, procura dar foco no passado do cliente.  Já consultores e conselheiros costumam dizer o que deve ou não ser feito pelo cliente. O coach jamais diz ao coachee o que deve ser feito. Ele apoia o cliente a descobrir as suas próprias soluções, sempre com foco no presente e no futuro.  

 

Coaching aplica-se somente à área profissional? Apenas executivos podem participar de um processo de Coaching?

Não, qualquer pessoa pode participar de um processo de coaching. Basta que encontre um profissional que seja especialista naquilo que deseja alcançar ou resolver. Existem diversos nichos de atendimento como Coaching para Emagrecer, Coaching para Equilíbrio e Bem Estar, Coaching de Relacionamentos, Coaching Espiritual, Coaching Financeiro, Coaching Executivo, Coaching de Carreira, Coaching de Liderança, Coaching de Comunicação, Coaching de Equipa, entre muitos outros nichos.  

 

Quais são as capacidades e competências que eu posso desenvolver num processo de coaching?

As principais são:

  • Comunicação e Impactos nos outros;

  • Qualidade das relações interpessoais;

  • Encontrar propósitos e significados;

  • Descobrir inspiração interior;

  • Liderar e motivar pessoas;

  • Apoio para entrar em ação;

  • Investigação, reflexão e consciencialização;

  • Descoberta pessoal de pontos fortes e áreas de melhoria;

  • Aumento do Autoconhecimento;

  • Aumento da capacidade de responsabilidade e disciplina;

  • Estrutura, planeamento e foco;

  • Feedback construtivo;

 

 

Posso resolver várias questões e definir vários objetivos dentro de um processo de coaching?

Sendo o FOCO um dos principais pilares do Coaching, é necessário definir apenas um objetivo por processo de Coaching. Ao contrário, o coachee não ficará 100% comprometido com seu objetivo e com o processo.  Entretanto, o Coaching proporciona o que chamamos de Efeito Dominó: a partir do momento que o coachee melhora a sua performance e desenvolve  novas competências para lidar com suas questões, consequentemente, obtém níveis positivos de resultados nas diversas áreas da sua vida (maior qualidade na sua saúde, relacionamentos, comunicação, família, área social, financeira, entre outras). Ou seja, as novas ferramentas irão aplicar-se em várias áreas, criando uma ideia de melhoria do estado geral do coachee.  

 

Se eu participar de um processo de coaching na minha empresa, o coach vai contar tudo o que eu disser na sessão para meu chefe e para os RH?

Se isso ocorrer, o coach não possui ética profissional. Um dos princípios absolutos do Coaching é a CONFIDENCIALIDADE. Quando partilha com o seu coach uma situação que está a acontecer consigo ou algo que pensa sobre qualquer assunto,  essa informação transforma-se em segredo de estado. É como se o coachee estivesse num confessionário. A informação não pode ser partilhada em hipótese alguma. Portanto, mesmo que o seu chefe ou os RH queiram saber algo sobre o que pensa ou disse na sessão, as únicas informações que poderão ser fornecidas são as relativas a sua participação no processo, se está a ser positiva, se está a realizar as tarefas, se está comprometido com os objetivos estabelecidos, se está a desenvolver novas competências, se está a evoluir bem. O coach jamais poderá  informar o que foi discutido dentro de uma sessão com qualquer outra pessoa.

 

Durante o processo de coaching todas as minhas conquistas e fracassos serão de responsabilidade do meu coach?

Não, todas as conquistas e fracassos serão da sua responsabilidade, única e exclusiva. Conforme já foi dito anteriormente, o coach jamais lhe dirá o que deve ser feito. Deverá tomar as suas próprias decisões. Deve estar 100% comprometido com seu objetivo. O coach vai ajudá-lo a descobrir o que realmente é importante para si, para que tome decisões que venham da sua alma, da sua individualidade e que não modifiquem a sua essência. Dentro do processo haverá muito autoconhecimento e descobertas de potenciais que estavam escondidos dentro de si. Com isso, será possível tomar decisões acertadas, minimizando riscos.  

 

 

E se os resultados que eu desejo não forem alcançados durante o processo de coaching?

Os resultados virão de acordo com o nível de compromisso com o objetivo e com o processo de Coaching. Se estiver 75% comprometido, não queira obter um resultado de 100%. Portanto, resultado é = FOCO + COMPROMISSO + AÇÃO. Não há segredos nem milagres.  

 

Durante o processo de coaching, terei que mudar a minha forma de ser para alcançar os meus objetivos?

Jamais. É um processo de autodescoberta, autoconhecimento, dos seus pontos fortes e os de melhoria, vai conhecer os seus comportamentos e, a partir daí, poderá reunir todas as suas habilidades e competências para definir como alcançará os seus objetivos, ou seja, fará tudo à sua maneira. Lembre-se:  o nosso maior ponto fraco é tentarmos ser outra pessoa.